O que é um backlink?
Se você está se fazendo essa pergunta, vamos fazer uma espécie de raio-x para que você entenda o que é um backlink e as partes mais importantes que devemos levar em conta:
Cada link, seja interno ou externo, é composto principalmente de duas partes:
1º.- A página à qual se liga
2º.- O texto âncora ou texto âncora: O título ou o nome que você deseja dar para que o usuário conheça o conteúdo do link.
Essa criação de links pode parecer a parte mais simples, especialmente se executada por uma Consultoria de SEO, mas do meu ponto de vista, é uma das partes mais complicadas, e mesmo que mal implementada, pode arruinar um projeto, portanto, é preciso ficar atento a criação de links se você quiser posicionar seu site nos primeiros lugares do Google .
Critérios para obter backlinks de forma correta
Você pode se posicionar sem links, sim, mas é verdade que existem setores e nichos onde é muito difícil chegar às primeiras posições no Google, então conseguir links ou backlinks será um dos objetivos da sua estratégia de marketing online. .
Algumas dicas para ter em mente para obter links:
- Os melhores links são os naturais: isso mesmo, os melhores links são aqueles que surgem naturalmente, embora seja difícil para eles começarem a linkar para você se não te encontrarem no Google. Se tiver dificuldade, o ideal é buscar uma agência de link building para comprar backlinks brasileiros;
- Tente obter links para o seu tema: Se o seu tema for sobre carros, o seu negócio é deixar o link, em páginas relacionadas ao seu setor, assim os links terão mais valor
- Copie os links daqueles que estão nas primeiras posições: Uma boa estratégia de linkbuilding pode ser replicar os mesmos links que sua concorrência tem.
- Evite diretórios: Como você ouve, você pode ir para diretórios profissionais, como páginas amarelas, e esse estilo, mas evite outras páginas que só tenham links e nada mais.
- Os melhores links são aqueles que sua concorrência não consegue: Isso mesmo, todos podem se cadastrar em diretórios, perfis da web, fóruns, blogs… funciona, mas é o que fará seu perfil de link se destacar.
- Varie o texto âncora: Nos links que você obtém, tente ter um texto âncora diferente e bem variado .
- Observe os links nofollow: Ao deixar um backlink, o atributo rel=”nofollow” pode ser aplicado , o que esse atributo faz é que o link que foi deixado em outras páginas não transfere sua popularidade e, portanto, não. tanto, embora do meu ponto de vista, eles também somem, embora menos do que um link a seguir.
- Obtenha muitos links: Cada link que você recebe é um sinal positivo que o Google percebe e que te beneficia aparecer primeiro no Google, portanto, consiga o máximo que puder, sim, priorizando primeiro a qualidade dos links, antes da quantidade.
- A localização do link importa: Não é o mesmo obter um link no texto de uma notícia de um jornal, do que na seção de comentários da mesma notícia, quanto maior o impacto no usuário do link, maior a classificação que o Google lhe dará.
Ferramentas para analisar links
Quantos links você precisa conseguir para ser o primeiro no Google? Como saber se um link é de qualidade? Como faço para encontrar links para o meu site?… Para responder a essas perguntas, é necessário ter ferramentas que analisem massivamente os backlinks, do meu ponto de vista, uma das ferramentas mais poderosas é o Ahrefs, embora existam outras como CognitiveSEO , MajesticSEO , Moz …
Como você pode ver na imagem acima, minha concorrência mais direta para muitas palavras-chave recebe, em média, cerca de 200 links de domínios diferentes, enquanto no meu caso são 89 domínios, então se eu quiser começar a pontuar, tenho que melhorar meu perfil de links.
Uma primeira conclusão que posso tirar da imagem anterior é que preciso criar um mínimo de 200 links, de domínios diferentes, para poder competir em igualdade de condições para muitas palavras-chave que meus concorrentes também estão usando.
Leve em consideração o fator de posicionamento RankBraing
O que é RankBrain? Embora esse parâmetro tenha sido anunciado há algum tempo, ele ainda é desconhecido, mas basicamente consiste em um processo de aprendizado aplicando inteligência artificial para otimizar ainda mais os resultados oferecidos nas primeiras posições, para isso seria necessário analisar uma série de parâmetros, e por meio dessas diretrizes, ele refinará os resultados que mostra aos usuários na SERPS.
Como podemos influenciar esse fator de classificação? Especialistas dizem que um dos fatores que devem ser levados em consideração nesta seção é o tempo gasto na página.
Se alguns usuários fizerem uma pesquisa no Google, clicarem no quinto resultado e permanecerem nessa página por um longo período de tempo, sem retornar à página de pesquisa do Google, o Google entenderá que o resultado que está apresentando é de qualidade e você pode decidir movê-lo para cima algumas posições.
Este fator é muito complicado de manipular.
Então, na hora de escrever, tenha esse fator em mente, escreva parágrafos que não tenham mais que 150 a 200 palavras, insira imagens, cabeçalhos, tweets, vídeos… Tudo o que você precisa para reter aquele visitante pelo maior tempo possível.
#DICA: Nesse ponto, devo dizer que é verdade, tenho feito um acompanhamento muito exaustivo de uma palavra-chave, observando tudo o que a concorrência fazia para essa palavra-chave, e sem que a concorrência tomasse nenhuma ação aparente, o resultados das primeiras posições no Google dançaram, principalmente as 3 primeiras.
EXTRA.- Truques finais para aparecer nas primeiras posições no Google
Nesta categoria final, decidi adicionar uma série de dicas, que a verdade é que eu não sabia onde incluí-las, vamos chamar de “gaveta de desastres” do SEO.
Tornar o site responsivo ou adaptado para dispositivos móveis
Isso mesmo, devido a uma das últimas atualizações no algoritmo do Google, agora dá maior prioridade ao conteúdo que é exibido adaptado para dispositivos móveis , portanto, é essencial que para aparecer nessas primeiras posições no Google, sua página da web tenha uma boa aparência e está adaptado a todos os tipos de dispositivos, para descobrir, você pode verificar sua própria página da web, com a ferramenta que o Google habilitou para isso ( Google Mobile Web Test ).
Em caso de dificuldade, é recomendado procurar uma agência de SEO de resultados.