O primeiro curso de Formação Audiovisual da nossa Escola Tendy Koatiara Nhembo’esaba começou esta semana. O projeto faz parte da Pluriversidade Indígena Pluriétnica da Aldeia Marakanã. A iniciativa deste curso foi realizada com o suporte obtido por meio da Lei Paulo Gustavo, linha de formação audiovisual – “projetando saberes” (2023), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.
A formação tem como objetivo apresentar os fundamentos básicos do audiovisual, os conhecimentos clássicos da área e iniciar a formação de cineastas indígenas e técnicos em audiovisual a partir do paradigma que norteou a criação de nossa Escola de Cinema e Artes em 2021.
“O programa é singular ao estimular abordagens alternativas e reflexões a partir das práticas e perspectivas indígenas, tanto no âmbito narrativo quanto estético. Este enfoque visa não apenas transmitir técnicas tradicionais, mas também valorizar e incorporar o modo de fazer indígena”, comenta Ricardo Ajuricaba Tupinambá, fundador e supervisor artístico da formação, além de oficineiro de direção.
A ideia do projeto é valorizar a autonomia criadora de cada povo, comunidade, etnia e indivíduo participante, já que cada um é incentivado a desenvolver seu próprio modus operandi de produção audiovisual, superando os limites dos conteúdos oferecidos. A formação procura fornecer conhecimentos essenciais que capacitem os estudantes a refletir e realizar seus próprios projetos audiovisuais, seja de forma individual ou coletiva.
A estrutura do curso contempla diversas áreas do audiovisual, totalizando 40 horas de formação, distribuídas em: Roteiro (8 horas), Direção (8 horas), Produção (8 horas), Fotografia/Iluminação (4 horas), Som (4 horas), Edição (8 horas) e Filmagens/operação de câmera (12 horas), que culminarão com a realização de um curta-metragem. A formação é uma oportunidade única para os participantes adquirirem uma base sólida em audiovisual, ao mesmo tempo em que exploram e celebram suas próprias tradições e capacidade criadora.
A expectativa é que, ao final do curso, os estudantes estejam aptos a desenvolver e executar seus próprios projetos, contribuindo para a diversidade e riqueza cultural do campo audiovisual. E também objetivamos constituir uma equipe permanente para a nossa Escola, para aqueles que assim o desejarem e estiverem afinados com o nosso paradigma. A Formação Audiovisual Tendy Koatiara Nhembo’esaba é uma produção da Verama Filmes e da Aldeia Marakanã. A próxima oficina acontecerá no dia 12 de agosto, e as inscrições começarão no dia 26 de julho.