O laser vaginal, também chamado laser íntimo, está revolucionando a vida da mulher em diversos aspectos. Cada vez mais os profissionais do ramo da ginecologia têm adotado tratamentos que utilizam essa tecnologia para proporcionar às suas pacientes resultados muito positivos.
Segundo a Dra. Graziela Fernanda de Jesus, ginecologista e obstetra, o procedimento traz benefícios tanto físicos quanto psicológicos ao público feminino, dando mais confiança e conforto à mulher. “O laser íntimo é indicado em diversos casos, tanto em situações em que a paciente deseja somente melhora estética da região genital quanto em ocorrências de problemas de saúde”.
Porém ainda existem muitas dúvidas por parte dos pacientes com relação a técnica. Para esclarece-las, a Dra. Graziela traz alguns mitos e verdades acerca dessa nova tecnologia. Confira:
O procedimento com o laser íntimo é doloroso e necessita de repouso prolongado
MITO! O tratamento com laser íntimo é minimamente invasivo e não causa dor à paciente. Além disso, por não ser um procedimento cirúrgico, não há grandes restrições, a mulher pode realizar suas atividades normalmente. Os médicos recomendam, apenas, que a atividade sexual seja suspensa por uma semana.
Melhora o desempenho sexual
VERDADE! O laser íntimo traz benefícios expressivos para a vida sexual da mulher, pois trata o ressecamento e a flacidez vaginal, fatores que causam dor durante a relação e falta de prazer. Essa tecnologia também melhora a estética da região da mulher, devolvendo a ela a sua confiança e aumentando a autoestima.
O laser íntimo só pode ser usado em mulheres na menopausa
MITO! Apesar da menopausa trazer, sim, desconfortos à mulher com relação à sua região íntima, como ressecamento, escurecimento e flacidez, o laser íntimo não é indicado somente nessa fase da vida. Mulheres a partir dos 35 anos já podem ser beneficiadas com essa técnica, pois, nesse período, o corpo já reduz a produção de colágeno, que pode ser recuperado com a administração do laser íntimo.
O resultado pode ser notado em poucas sessões
VERDADE! Os resultados do tratamento com o laser íntimo podem ser notados imediatamente, a partir da primeira sessão. O número de sessões deve ser indicado pelo médico e vai depender de cada caso, variando entre uma e cinco.
Devolve à paciente a sensação de virgindade
MITO! Sim, o laser íntimo ajuda – e muito – em problemas como a secura vaginal e a flacidez, tornando a vagina mais firme e elástica, porém, não devolve a virgindade da mulher, o que ocorre é somente uma maior sustentabilidade dos tecidos devido à produção de colágeno estimulada pelo laser.
Serve também para tratar a incontinência urinária
VERDADE! Como falamos, o laser íntimo é muito indicado para procedimentos estéticos na região genital, mas também é altamente eficaz no tratamento da incontinência urinária, já que as ondas eletromagnéticas emitidas fazem com que a musculatura seja fortalecida.