No último sábado, 5 de Novembro, aconteceu a abertura oficial da Exposição Livros Raros e
Curiosidades da Literatura Universal – “De Gutenberg a Wandemberg: No príncipio era o Verbo – Legados da Reforma”, no Centro Cultural Santo Amaro, e contou com a presença do cantor Léo Black para o show de abertura e do Pastor Alessandro Bontempi, do movimento Simples Assim, com uma palavra sobre a importância do contato com a literatura e o conhecimento das Escrituras Sagradas em um tempo onde a superficialidade digital impera.
O projeto é uma realização do Instituto Muda Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e do recordista Wandemberg Marques, que é registrado pelo RankBrasil sendo o mais rápido a transcrever a Bíblia. Com apoio do Centro Cultural Santo Amaro, A Sociedade Bíblica do Brasil e Trinitariana e o Museu da Bíblia.
Na ocasião, Wandermberg Marques falou sobre a oportunidade de expor as Escrituras Sagradas em um espaço público: “Estamos em um Casa de Cultura que já teve suas portas abertas para muitas coisas, todo tipo de arte. Mas, pela primeira vez está recebendo a Palavra de Deus. Eu resolvi sonhar os sonhos de Deus que são maiores que os meus e sua Palavra precisa ser anunciada com intrepidez”.
O pastor Alessandro Bontempi trouxe a Palavra que está em Salmos 119, no versículo 105 A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. “Essa exposição é um espaço perfeito para o conhecimento. Hoje as pessoas se contentam com uma resposta da internet, mas quando você abre a Bíblia, ela nos mostra a cultura da humanidade. E assim como outros conhecimentos são manifestados publicamente, a Bíblia também merece ter esse espaço”, comentou.
Léo Black cantou louvores como Deus Me Ama (Thalles Roberto), Como Zaqueu (Regis Danese), Ressuscita-me (Aline Barros) e Eu me Rendo (Renascer Praise). Enfatizou ainda a importância que os cristãos têm de transformar os ambientes, citando o livro de Mateus, capítulo 18, versículo 20 – Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
A Coordenadora do Centro Cultural Santo Amaro, Gislene Correa da Silva, falou sobre a relevância de uma exposição como essa: “A Bíblia é o livro mais antigo da humanidade, além da história, transmite a cultura de um povo. Mesmo quem não é cristã precisa visitar pela história, pelo conhecimento necessário que está exposto aqui”.
O presidente do Instituto Muda Brasil, Guilherme Denys Pinheiro Lima, falou sobre a importância cultural deste projeto: “Acreditamos que contribuir para fruição cultural e dar acesso às pessoas a exposições como essa, é um pilar importante na geração de repertório, valorização da memória e, a riqueza e importância, de termos registros de uma história tão rica”.
A exposição tem entrada gratuita e ficará disponível ao público de terça a domingo, das 9h às 18h, até o dia 16 de Dezembro. O espaço está localizado na Avenida João Dias, 822, Santo Amaro, em São Paulo.
Sobre o Instituto Muda Brasil
O Núcleo Cultural do Instituto Muda Brasil, criado em 2007, é responsável pelo fomento e acessibilidade à cultura na cidade de São Paulo, seja através da produção de exposições, espetáculos, projetos educativos na cultura, ministração de oficinas de dança, audiovisual, artes e música, ou da promoção de visitas a equipamentos culturais como museus, peças de teatro, dança, além da geração de renda através do polo de moda com projetos para crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade.
Sobre a SBB
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada a disseminar a
Bíblia e, por meio dela, promover o desenvolvimento integral do ser humano.Existente no Brasil há 74 anos, atua por meio de programas bíblicos de impacto social desenvolvidos em todo o território nacional, a SBB presta assistência integral a comunidades em situação de risco e vulnerabilidade social.
Sobe o MuBi
O Museu da Bíblia (MuBi) é fruto de uma parceria entre a SBB e a Prefeitura Municipal de Barueri –SP, integrado a um Centro de Eventos do município. Exclusivamente dedicado ao Livro Sagrado, tem por vocação natural promover educação e cultura por meio das Escrituras Sagradas, contando a história da tradução da Bíblia e a influência da Palavra de Deus na formação da civilização ocidental.
Sobre a Sociedade Bíblica Trinitariana
Em 7 de dezembro de 1831, cerca de 2.000 pessoas se reuniram em Londres com o propósito de fundar a Sociedade Bíblica Trinitariana (Trinitarian Bible Society), sendo estabelecida sobre doutrinas bíblicas e regida por princípios bíblicos. Naquela data foi estabelecido que o objetivo desta
Sociedade era: A glória de Deus e a Salvação dos homens, objetivo esse que continua até os dias de hoje. A Trinitariana comprometeu-se a publicar apenas edições fiéis da Palavra de Deus (V.T. Massorético, N.T. Textus Receptus, tradução formal), com a missão de disponibilizar a Palavra de Deus a todas as nações. A primeira Bíblia que a Trinitariana editou foi a de Almeida, em 1837.
Mais informações:
Livros Raros e Curiosidades da Literatura Universal
“De Gutenberg a Wandemberg: No príncipio era o Verbo – Legados da Reforma”
De 2 de Novembro a 16 de Dezembro Local: Centro Cultural Santo Amaro de terça a domingo, das 9h às 18h
Endereço: Avenida João Dias, 822, Santo Amaro, em São Paulo.
Entrada Gratuita
Ficha Técnica
Realização: Instituto Muda Brasil, Wandemberg Marques e Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo
Apoio: A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), O Museu da Bíblia (MuBi), Sociedade Bíblica
Trinitariana e Centro Cultural de Santo Amaro
Produção: Criativos.br e Brisah
Assessoria de Comunicação e Imprensa: MM7 Comunica – mm7comunica.com